O cinema exerce influência constante na moda, lançando tendências que tomam as passarelas e as ruas. Nas últimas décadas, essa relação tem se intensificado, tendo em vista o número de filmes produzidos em sinergia com grandes estilistas para a criação de seus figurinos.
Neste post, você confere alguns filmes que registraram a moda de seu tempo e outros que inspiraram importantes estilistas da indústria internacional da moda. Estas informações podem inspirar na compra de produtos para serem ofertados na loja e até mesmo na definição da vitrine ou decoração do estabelecimento.
Moda x cinema
Nos Anos 20, os figurinos cinematográficos tornaram-se parte integrante dos filmes para realçar as emoções e características dos personagens, e com isso transmitir a mensagem do filme para o expectador de modo mais atraente. Mas foi nos Anos 30 que o cinema passou a influenciar a moda definitivamente. Isso porque, então, a indústria hollywoodiana estava em alta, projetando-se sobre a moda parisiense.
Confira alguns filmes que influenciaram a moda em seu tempo:
Anos 50
Num contexto de reestruturação pós-guerra mundial, o filme Sabrina
descreve exatamente a ascensão da moda. A cintura sempre marcada e
afunilada proporcionava feminilidade. Os vestidos até os tornozelos eram
combinados com sapatos de salto alto.
Anos 60
Década de maior influência na moda, pois era o fim da moda única. Em
Bonequinha de Luxo, é possível perceber que as roupas começaram a ganhar
a personalidade das pessoas; e o unissex ganhou seu espaço com o jeans e
camisa sem gola.
Anos 70
Período fundamental para a evolução na moda, pois marcou uma evolução no
comportamento dos jovens, na música e na liberdade sexual da mulher. Em
Embalos de Sábado à Noite, é possível ter uma referência das roupas da
década: em tons alegres, totalmente esvoaçantes e psicodélicos. Esta foi
a década da diversão e da revolução na moda. A leveza dos tecidos e
cores vibrantes marcaram e muito a década.
Anos 90
Em Patricinhas de Beverly Hills, pode-se ver que a moda mistura
simplicidade e excentricidade, em que os elementos de diversas épocas,
juntos, davam o ar de globalizado. O homem e a mulher possuindo a
liberdade de usar tudo o que agradar.
Anos 2000
O filme Sex and the City apresenta as mulheres do século 21, e a maneira
como utilizam a moda para pertencer socialmente. As etiquetas passam a
dar o status às pessoas, e não mais as peças. O poder da moda consiste
em nomes e marcas.
Coleções inspiradas em filmes
Alice no País das Maravilhas (2010)
O figurino do filme Alice no País das Maravilhas – criado por Colleen
Atwood – tornou-se referência de cor e estilo para roupas, joias,
acessórios e até decoração. Criado a partir da obra de Lewis Carroll, o
remake de Tim Burton influenciou marcas do mundo inteiro, como a grife
francesa Chloé, o belga Martin Margiela e os britânicos Alexander
McQueen, Stella McCartney e Tom Binns. O universo colorido das flores
também inspirou a joalheria brasileira H.Stern.
Cisne Negro (2010)
O filme de Darren Aronofsky tem o figurino assinado pelas irmãs Rodarte,
que projetaram a atmosfera meiga e delicada do ballet na moda. A
Chanel, influenciada pelo estilo, apostou no rosa bebê, nas saias
volumosas, nas leggings de paetê e nas sapatilhas, reafirmando a
tendência balé para o verão 2011. A grife Chloé também apostou no balé.
Malévola (2014)
Malévola também mexeu com o mundo fashion com peças criadas por Anna B.
Sheppard, o que gerou uma onda de releituras nas passarelas do
hemisfério norte e inspiraram linhas de acessórios de designers de
sapatos. Algumas das principais marcas que criaram coleções especiais
inspiradas na história: Ellus, Stella McCartney, Richini e grupo Osmoze
na moda, a MAC em cosméticos e a joalharia inglesa Crow’s Nest.
Cinderela (2015)
A relação do cinema com o universo da moda vem rendendo ótimas
parcerias, principalmente quando a trama é inspirada em contos de fadas.
Todo aquele clima de sonho se transforma em uma série de produtos – de
roupas e acessórios até maquiagem e objetos decorativos. A Swarovski,
que forneceu os 1,7 milhão de cristais que adornaram figurinos,
acessórios, cabelos e maquiagem do longa, se uniu à estilista Sandy
Powell para criar uma peça de decoração inspirada no famoso sapato de
Cinderela. A princesa também é o tema em uma linha de maquiagem da MAC. A
catarinense Colcci lançou uma linha de camisetas inspiradas na
história. A Melissa foi outra marca que desenvolveu uma coleção-cápsula
inspirada no filme.
Fonte: SEBRAE Mercados
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