logotipo

Notícias, Tendências e Novidades em Moda no Brás e Bom Retiro em São Paulo

Costura Tecnológica: A Tecnologia a Serviço da Alta-Costura


20 de SETEMBRO de 2016

Na contemporaneidade, muito tem se discutido sobre as tecnologias mais recentes, principalmente aquelas ligadas à descoberta de novas possibilidades técnicas para a construção e concepção do vestuário. Existem diversas pesquisas sobre produtos têxteis tecnológicos digitais e suas aplicações na nanotecnologia e bioquímica. Nas pesquisas aliadas à criação de moda e tecnologia avançada o discurso é tímido, entretanto se pensarmos que as tecnologias têxteis de ponta quando aplicada na moda a priori aparecem de maneira exclusiva. A alta-costura vem sendo um espaço para a inserção de novas tecnologias na criação de moda, pois alia alto nível de mão de obra qualificada com técnicas inovadoras.

Vale ressaltar alta-costura ou haute couture (termo em francês) é uma patente, um patrimônio cultural parisiense, e só podem se intitular uma casa de alta-costura uma casa de moda que for membro da Câmara Sindical de alta-costura e respeitar uma série de normas da entidade, sendo qualquer outra organização semelhante fora de Paris chamada de “Alta moda” (GRUMBACH, 2009). Assim podemos falar que existe uma “couture tecnológica”, ou seja a união entre alta-costura e tecnologia gerando uma estética tecnológica para produtos de moda.

Criadores como Walter Van Beirendonck, Rei Kawakubo, Viktor & Rolf e Hussein Chalayan, Iris Van Herpen, Miúcia Prada, Gareth Pugh são exemplos de “couture tecnológica” para dar frescor às suas criações com o auxílio da tecnologia. Iris Van Herpen desde 2012 explorou a prototipagem rápida e tecnológica de impressão 3D em seu processo criativo, sendo a primeira designer de moda a utilizar a prototipagem 3D na alta-costura. Iris teve como colaboradora a empresa belga Materialise NV para a impressão de seus projetos, combinação de árduo trabalho manual que a alta-costura exige com tecnologias avançadas como o 3D, possibilitando a criação de uma estética única para a alta-costura.

O mercado de vestuário de luxo vale-se de meios tecnológicos para propor estéticas exclusivas e inovadoras e qualidade aos seus produtos. A indústria de alta-costura vem apresentando diversos produtos com viés tecnológico, fazendo com que o corpo cada vez mais ganhe novas formas e texturas por meio do vestuário, possibilitando um corpo mutável através de impulsos ao processo criativo de moda.

O curioso entrelaçamento, cada vez mais próximo, entre moda, tecnologia, engenharia, biologia, química, artes ou biomédica, abrem novos espaços de percepção e dão vazão a possibilidades criativas que busquem uma estética tecnológica inovadora.

Os principais desafios da couture tecnológica são: desvincular-se da ideia de tecnologia a de somente moda conceitual, criar propostas atraentes para o consumidor, reduzir os custos e produzir em escala industrial.

A couture tecnológica permite a experimentação dos processos de criação, levanta questões sobre a estética de moda vigente e o mundo contemporâneo sendo uma e plataforma capaz de propor de ideias e linguagens expressivas para o campo da moda.


Fonte: Audaces


O Portal São Paulo Moda une os empresários envolvidos na indústria, serviços e comércio de moda e vestuário tendo como ponto de contato a região do Brás e do Bom Retiro em São Paulo SP, famoso pólo de moda brasileiro. Para você que é industrial da moda e vestuário no Brás e no Bom Retiro em São Paulo SP chegar mais longe e aumentar suas vendas no atacado, atingindo lojistas que até então não conheciam sua marca ou não consideravam te visitar na hora de abastecer e renovar seus estoques. Para você que é lojista de outras cidades no Interior Paulista e até de outros Estados Brasileiros e procura expandir as opções de compra no atacado dentro das mais variadas tendências da moda, com um amplo leque de opções à sua disposição. Para você que é industrial da moda e vestuário de São Paulo e Interior e procura serviços de qualidade para sua costura externa, mas não tinha acesso a todas as opções disponíveis na hora de escolher a oficina mais adequada para você. Para você que vive o setor de moda e vestuário de alguma forma, um canal de notícias, informações, anúncios de vagas, serviços e equipamentos. Nosso objetivo é AUMENTAR O PODER DE ALCANCE DA SUA EMPRESA e GERAR MAIS NEGÓCIOS!

© 2016-2022 São Paulo Moda, um site Roteiro da Moda

facebook  instagram

site desenvolvido pela: pratza